Ator
[09/10/1957 <==> 07/07/2016]
Guilherme Pontes Karam, mais conhecido como "Guilherme Karam" foi um grande ator brasileiro, conhecido pelo público e fãs pelos seus diversos papéis representados em programas humorísticos e em várias novelas para a televisão.
Guilherme Karam nasceu na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), filho almirante e Ministro da Marinha no governo João Figueiredo, Alfredo Karam e Lydiane Pontes Karam.Guilherme Karam chegou a cursar até o 3º ano da Faculdade de Arquitetura, mas abandonou os estudos para ser crooner da banda "Trepa no Coqueiro", cantando em boates cariocas.
Sua estréia na televisão aconteceu em 1984, na novela "Partido Alto", seguindo-se de "Meu Bem, Meu Mal" (1990) e "Explode Coração" (1995).
No programa "TV Pirata" consagra-se como um dos maiores humoristas da nova geração no Brasil.
Um de seus personagens mais marcantes era o machão "Zeca Bordoada", que detestava frescuras.
Trabalhou com artistas como Ney Latorraca, Diogo Vilela, Cristina Pereira e Luiz Fernando Guimarães.
Sua primeira novela foi Partido Alto (1984) e fez parte do elenco de grandes folhetins como Dona Beija, Meu Bem, Meu Mal, Explode Coração, Pecado Capital e O Clone.
Sua última novela foi América, exibida em 2005.
Também fez sua história no cinema.
O primeiro trabalho nas telonas foi em 1982, em Luz del Fuego, que tinha Lucélia Santos no papel que dava nome ao longa.
As novas gerações conhecem o artista por sua participação no filme infantil Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988), em que interpretava o vilão da trama.
No dia 29 de abril de 2005, Guilherme Karam sofreu um assalto dentro de um táxi, sendo que o motorista foi assassinado ao reagir.
Após este incidente, talvez pelo grande "stress" sofrido, ele passou a manifestar os primeiros sintomas da doença de Machado-Joseph, o que o afastou das telas na época em que atuou na novela "América da Rede Globo.
Segundo seu pai, o almirante Alfredo Karan, a doença foi herdada da mãe, que morreu devido a essa mesma anomalia genética.
Além do ator, outros três irmãos também tiveram a doença.
Guilherme Karam possuía uma facilidade muito grande em criar personagens diferenciados com frases marcantes em seus trabalhos, frases essas que muitas vezes caiam no gosto popular e acabavam sendo repetidas por diversas pessoas no dia a dia.
Também era um ator de muita energia e ânimo, que se encaixava em qualquer papel, fazendo seu personagem, mesmo que secundário na trama, se destacar durante o desenrolar da história.
[Obs.: A doença de Machado-Joseph é uma forma de ataxia (disfunção neurológica que prejudica o controle motor) hereditária. O defeito genético leva à degeneração de regiões do sistema nervoso, como o cerebelo, a medula espinhal, o tronco encefálico e os nervos periféricos. O mal é raro e atinge até duas pessoas a cada 100 mil habitantes. Entre as 36 ataxias dominantes já conhecidas, no entanto, a Machado-Joseph é a mais comum].
Causa da Morte:
Guilherme Karam morreu 07/07/2016 com 58 anos de idade no Hospital Naval Marcilio Dias, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ), devido à complicações geradas pelo doença degenerativa Machado-Joseph.
Sepultamento:
O corpo de Guilherme Karam foi enterrado no Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro.
Rua General Polidoro, s/n -
Botafogo.
Cidade do Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[22°57'32.18"S, 43°11'16.92"W]
[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
_____________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________